Filipe Toledo: Califórnia, fui!

ftoledocalifornia

Fevereiro de 2014. Ainda pela ESPN, eu estava em Itamambuca, Ubatuba (Litoral Norte de São Paulo) me despedindo da Surfamily depois de uma entrevista especial com Filipe Toledo para o extinto X Center. Na porta do carro Mari (mãe de Filipe) diz:

“Vivi, a próxima deve ser na Califórnia. Acho que vamos nos mudar pra lá”. “Uati”, pára tudo!

Difícil esquecer do jeitinho emocionado e já saudoso da Mari ao dar a notícia. Ficamos mais um bom tempo conversando sobre os planos (retiramos os equipamentos do carro e gravamos, claro) e naquele momento eu soube da sementinha que havia sido plantada. Ricardinho, Filipe e Mari falavam de uma decisão sofrida e corajosa, temida e desejada. Deixar Ubatuba era deixar a casa deles, a praia deles, as raízes deles, para recomeçar em outra cultura, outro país, outro idioma. Era reorganizar e reunir a família novamente sob o mesmo teto, replanejar os projetos individuais dos quatro filhos do casal e formar um novo lar distante de casa, da família e de tudo aquilo que haviam pertencido até ali.

Um ano e meio depois daquele dia parei de novo para falar com Filipe Toledo, e sobre a Califórnia, a conversa foi longa…

 

facebooktwittermail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *